Os deletados do mapa : Bacurau (filme, Brasil)

Os deletados do mapa : Bacurau (filme, Brasil)
  • Ève Anne Bühler
  • A proposta parte de uma obra artística, o filme Barucau (2019), para refletir sobre o sentido político dos deletamentos, apagamentos e sumiços dos mapas.

  • Cartaz oficial do filme Bacurau (2019)

    Trecho do filme: professor procurando a cidade no mapa

  • Sabe-se, com as reflexões produzidas em torno da cartografia social, o quanto é importante aparecer nos mapas para se tornar visível, existir aos olhos do mundo e das administrações. O desafio, então, é produzir mapas, posicionar-se neles, delimitar territórios e representar as métricas dos processos sociais e ambientais. Mas o que acontece quando ocorre o fenômeno inverso? Quando, existindo plenamente, somos apagados dos mapas sem aviso, brilhando apenas pela ausência? Que sentido dar ao apagamento?
    Essa é a questão colocada pelo filme Bacurau, uma ficção distópica de fundamentação altamente política, ao colocar no centro da trama a maneira como as tecnologias de vigilância e localização são usadas a serviço de uma violência racista e libertáriana vinda diretamente dos EUA. Quando Bacurau, um pequeno vilarejo que poderia se situar no Nordeste brasileiro, deixa de existir em um mapa interativo online, o professor olha para seus alunos com um ar desconcertado. Aos poucos, compreendemos que esse desaparecimento virtual precipita a vulnerabilidade de um vilarejo jogado à mercê de caçadores de humanos sanguinários. À frieza implacável das tecnologias e de seus detentores, opõe-se a resistência improvisada de um povoado com fortes traços libertários, cujos principais recursos são a heterogeneidade social, a solidariedade e a (nem sempre) doce loucura. Para além da ficção, o filme pode contribuir para as reflexões sobre os apagamentos cartográficos, que muitas vezes revelam relações de poder profundamente desiguais.

    Nota importante: este post es un documento transitorio en vistas a la publicación de un atlas. Si usted estima tener un derecho particular (autoría por ejemplo) sobre las imágenes que contiene esta página, lo/la invitamos a entrar en contacto con nosotros (ver sección Contacto), sea para retirarla, sea para colaborar con nosotros en la edición del atlas. En todos los casos pertinentes, no se publicarán ni se mantendrán en este sitio imágenes para las cuales no hemos obtenido los derechos correspondientes. El Atlas “Desmensuras de Abya Yala” es un proyecto de investigación financiado por fondos públicos, y sin fines de lucro.