- André de Moraes (ISPN), Isabel de Castro (IPAM), Sirlene Barbosa
-
A completar.
-
-
1-Conselho das comunidades Griôs reunido para fazer parte do Tô no Mapa.
2- Depoimento de liderança ao fazer o automapeamento
3- Comunidade tradicional no estado do Maranhão reunida para fazer o automapeamento -
A luta pela democracia, pelos direitos humanos, pelo respeito às diversidades culturais, pela conservação da biodiversidade e pelo protagonismo dos povos na gestão de seus territórios torna-se ainda mais urgente e primordial. A Iniciativa Tô no Mapa se soma a diversas outras iniciativas que buscam promover transformações coletivas, enfrentando as relações e práticas historicamente opressoras das populações tradicionais. As novas tecnologias de comunicação e informação surgem como ferramentas essenciais para a sociedade civil e as comunidades na luta por seus direitos.
A Iniciativa Tô no Mapa
O Tô no Mapa é um aplicativo de celular acessível, gratuito e seguro, desenvolvido para que Povos e Comunidades Tradicionais e Agricultores Familiares brasileiros realizem o automapeamento de seus territórios. Essa iniciativa é fruto da colaboração entre o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), a Rede Cerrado e o Instituto Cerrados. O aplicativo permite que as comunidades registrem informações detalhadas sobre seus territórios, contribuindo para a visibilidade e a proteção dessas áreas.
A Plataforma de Territórios Tradicionais (PTT)
A relação entre o Ministério Público Federal (MPF), os Povos e Comunidades Tradicionais, a defesa da biodiversidade e a proteção dos Territórios Tradicionais é complexa e multifacetada. De acordo com a legislação brasileira, o MPF tem a atribuição de proteger a biodiversidade e os Territórios Tradicionais, incluindo a defesa dos direitos dessas comunidades. No entanto, a efetiva proteção depende de uma relação positiva e colaborativa, que inclui o diálogo e o envolvimento ativo das comunidades.Nesse sentido, foi criada a Plataforma de Territórios Tradicionais (PTT), uma iniciativa do Conselho Nacional dos Povos e Comunidades Tradicionais (CNPCT) em parceria com o MPF e com o apoio da Agência GIZ Brasil. A PTT tem como objetivo fortalecer a atuação do MPF na proteção dessas comunidades, além de sensibilizar a sociedade por meio da gestão de informações e dados georreferenciados sobre os Territórios Tradicionais, seus povos e suas culturas. O Tô no Mapa é um parceiro fundamental dessa iniciativa, compartilhando os mesmos objetivos de proteção e visibilidade. Para mais informações sobre a PTT, acesse: [https://territoriostradicionais.mpf.mp.br/](https://territoriostradicionais.mpf.mp.br/).
A Iniciativa Tô no Mapa representa um avanço significativo na luta pela proteção dos Territórios Tradicionais e na promoção da Agenda Socioambiental no Brasil. Ao fornecer uma ferramenta de automapeamento acessível e segura, o aplicativo empodera as comunidades, contribuindo para a visibilidade e a defesa de seus direitos. A parceria com a Plataforma de Territórios Tradicionais (PTT) reforça o compromisso com a proteção da biodiversidade e o respeito às diversidades culturais, destacando a importância do diálogo e da colaboração entre as comunidades, o Ministério Público Federal e a sociedade civil.
A continuidade e o fortalecimento dessas iniciativas são essenciais para enfrentar os desafios atuais e garantir um futuro mais justo e sustentável para todos.!! – Nota importante: este post es un documento transitorio en vistas a la publicación de un atlas. Si usted estima tener un derecho particular (autoría por ejemplo) sobre las imágenes que contiene esta página, lo/la invitamos a entrar en contacto con nosotros (ver sección Contacto), sea para retirarla, sea para colaborar con nosotros en la edición del atlas. En todos los casos pertinentes, no se publicarán ni se mantendrán en este sitio imágenes para las cuales no hemos obtenido los derechos correspondientes. El Atlas “Desmensuras de Abya Yala” es un proyecto de investigación financiado por fondos públicos, y sin fines de lucro.
«Conhecimento tradicional e tecnologia- Tô no Mapa e a luta politica das Comunidades Tradicionais»
