- Luiz Wanderley; Rafaela Dornelas
-
O mapa “Rotas do Minério de Ferro: impactos, violações de direitos e resistências populares”, produzida numa parceria entre o Instituto Pacs e o Grupo PoEMAS, surge da necessidade de conhecer melhor essa rede de produção do minério de ferro no sudeste do Brasil, principalmente a partir da interligação das lutas cotidianas contra a destruição e as violações de direitos por empreendimentos mínero-metalúrgicos em diferentes localidades.
-
-
Mapa da Roda do Minério de Ferro no Sudeste Brasileiro
-
Os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo no Brasil estão entrelaçados pela rede de produção do minério de ferro, que impõe um modelo de “desenvolvimento” e de organização centrados em megaprojetos violadores de direitos, que contaminam as águas, solo, ar e alimentos e deterioram os modos de vida das comunidades e territórios.
Os empreendimentos da mineração encontram-se inseridos em redes globais de produção do minério de ferro e se instalam nos territórios a partir de estratégias e práticas corporativas. Assim, o comportamento das empresas é similar em localidades distintas, resultando em padrões de violação de direitos e conflitos socioambientais que se repetem e se acumulam. Em resposta, existem construções de resistência e contestação social coletivas por parte dos povos territorializados.
A cartilha “Rotas do Minério de Ferro: impactos, violações de direitos e resistências populares”, produzida numa parceria entre o Instituto Pacs e o Grupo PoEMAS, surge da necessidade de conhecer melhor essa rede de produção, principalmente a partir da interligação das lutas cotidianas contra a destruição e as violações de direitos por empreendimentos mínero-metalúrgicos em diferentes localidades.
!! – Nota importante: este post es un documento transitorio en vistas a la publicación de un atlas. Si usted estima tener un derecho particular (autoría por ejemplo) sobre las imágenes que contiene esta página, lo/la invitamos a entrar en contacto con nosotros (ver sección Contacto), sea para retirarla, sea para colaborar con nosotros en la edición del atlas. En todos los casos pertinentes, no se publicarán ni se mantendrán en este sitio imágenes para las cuales no hemos obtenido los derechos correspondientes. El Atlas “Desmensuras de Abya Yala” es un proyecto de investigación financiado por fondos públicos, y sin fines de lucro.
Rotas do Minério de Ferro no Sudeste do Brasil: impactos, violações de direitos e resistências populares
